Você está em: Início / Imprensa / Notícias / SAO PEDRO DA CIPA NAO APRESENTA AUMENTO DE CASOS DE COVID 19

• Notícias


SÃO PEDRO DA CIPA NÃO APRESENTA AUMENTO DE CASOS DE COVID-19

Créditos: Divulgação / Reprodução

O município de São Pedro da Cipa localizado a 150km da capital Cuiabá, vêm chamando a atenção no estado de Mato Grosso, apresentando apenas 08 casos confirmados de coronavírus, desde o fim de maio o município não registra aumento no número de infectados por Covid-19 por 15 dias consecutivos novos casos não foram registrados.

Hoje (15) o município não apresenta nenhuma pessoa com a doença ativa, ou seja, o município registrou oito pessoas confirmadas, sete pessoas estão totalmente recuperadas e uma pessoa veio a óbito, tratava-se de um idoso de 74 anos que era hipertenso e diabético.

O prefeito Alexandre Russi instaurou no município no início do mês de maio, um comitê de enfrentamento ao COVID-19 para que medidas de prevenção fosse adotadas, fazem parte do comitê o secretário de Saúde Wilson Virgínio, a médica Dryelly Obadowski, o vice prefeito Eduardo Português, secretária de educação Déa Lucia, diretor de transportes Luiz Carlos, demais secretarias da gestão e polícia militar.

O intuito deste comitê é fiscalizar e orientar os cidadãos da cidade, prevenir novos casos de Covid-19 no município é a meta, entre as medidas adotadas estão o fechamento de bares, proibição de qualquer tipo de aglomeração, fiscalização do uso da máscara e aplicação de multas em caso do não uso das máscaras pela população.

O comércio segue trabalhando de forma ordenada com uso de álcool em gel, máscaras e com distanciamento entre os trabalhadores, essa foi uma medida adotada para não prejudicar a economia do município, diariamente fiscais da prefeitura e a polícia militar trabalham em conjunto fiscalizando os comércios e a população. Alguns estabelecimentos com lanchonetes do município optaram por atendimento via delivery, outros seguem atendendo normalmente com distanciamento de mesas.

O prefeito Alexandre Russi lamenta o registro do primeiro óbito por coronavírus e os casos registrados no município, relata que todas a medidas estão sendo tomadas e pede para que a população colabore ficando em casa. “Peço a colaboração de todos, estamos vivenciando um momento crítico e temos que ter cautela, não registramos novos casos por quinze dias consecutivos mas os cuidados devem continuar, se novos casos não estão surgindo é sinal que estamos no caminho certo porém devemos continuar nossa luta, todas as medidas necessárias estão sendo tomadas, saia de casa somente se for necessário”. Finalizou o prefeito.

O secretário de saúde Wilson Virgínio ressalta a importância de ir ao hospital somente em casos graves ou de urgência, nossos profissionais da saúde estão prontos para atender à todos mas pedimos que procure nossos PSFs somente se for de extrema necessidade. Lamentamos profundamente o primeiro óbito e esperamos que isso não aconteça novamente, mas para isso precisamos da colaboração de todos, pessoas estão morrendo a todo momento em nosso país, devemos nos conscientizar”.

O ano letivo no município está em andamento e as aulas estão sendo feitas através de apostilas e apoio técnico via internet aos estudantes. As apostilas são retiradas pelos responsáveis de cada criança no portão das unidades educacionais, sem aglomerações.

Os professores estão diariamente nas unidades educacionais em seus respectivos horários para tirar dúvidas, mas o atendimento é agendado. Já as crianças da zona rural estão sendo atendidas semanalmente por um grupo de professores que vão até a casa da criança levar as atividades, o grupo segue as orientaçõs da OMS (Organização Mundial da Saúde) com uso de máscaras, alcool em gel e distanciamento mínimo,  as atividades são feitas pelos estudantes que depois são corrigidas pelos professores que avaliam quais dificuldades a criança teve a partir de então inicia-se um atendimento personalizado a cada estudante.

 


Publicado em 15/06/2020

Fonte: ASCOM/SPC Cristiana Costa


Últimas Notícias

Política de Privacidade      Política de Cookies

2024 © Portal Oficial da Prefeitura Municipal de São Pedro da Cipa - Mato Grosso - CEP: 78835-000