Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Criancas Sao Mensalmente Pesadas E Medidas Pela USF

Crianças são mensalmente pesadas e medidas pela USF

Acompanhadas pelos pais, elas são pesadas e os números comparados com os anteriores para controle.

É realizada toda ultima terça-feira de cada mês na USF - unidade de Saúde da Família “Damião José Ferbonio”, em São Pedro da Cipa a pesagem e medição de crianças, para acompanhamento das famílias assistidas pelo Programa Bolsa Família.

A ação é uma parceria da Prefeitura, através da secretaria de Municipal com o Governo Federal.

De acordo com o cronograma são pesadas mensalmente mais de 40 crianças com idade de 0 a 4 anos, na Unidade de Saúde do município.

O foco, principal, desta ação são todas as famílias, cadastradas e que estão na lista do “Bolsa Família” e que foram avisadas pelos Agentes Comunitários de Saúde.

A enfermeira Andressa Pedroso explica que este acompanhamento visa “reforçar o direito de acesso à política universal de saúde, visando à melhoria das condições de vida, já que as famílias são acompanhadas pela equipe de Saúde da Família ou pela Unidade de Saúde do município”.

A secretária municipal de Saúde Edileia Ingrid reforça que o responsável pela criança deve ter sempre em mãos os cartões (Bolsa Família, Consulta) e a carteira de vacina dos seus filhos. “É necessário que se apresente no dia a carteirinha de vacina, o cartão do “Bolsa Família” e o cartão de consulta. A pesagem deve ser feita em horário de atendimento, e com isso a família garante a continuidade do benefício” declara Ingrid.

Bolsa Família

O Programa “Bolsa Família” visa proporcionar melhores condições de vida às famílias de baixa renda do município, além da inclusão das crianças e jovens nas políticas de educação e saúde, evitando, assim, a evasão escolar. Este programa realiza a transferência direta de renda, mas para o recebimento as famílias têm que estar vinculado ao cumprimento de compromissos com as agendas da educação e da saúde, com a finalidade de promover o acesso das famílias aos direitos sociais básicos e a ruptura do ciclo da pobreza.

Publicado em 12/08/2014

Fonte: ASCOM/SPC