Profissionais da Educação participam de dois dias de formação em preparação ao retorno das aulas em São Pedro da Cipa
Os profissionais da Educação de São Pedro da Cipa participaram, nesta semana, de dois dias intensos de formação continuada e troca de experiências, promovidos pela Secretaria Municipal de Educação, como parte da preparação para o retorno das aulas do 2º semestre letivo de 2025.
A programação incluiu palestras, oficinas e momentos de orientação com foco no bem-estar dos educadores, no uso das tecnologias na educação e na inclusão. Um dos destaques foi a palestra sobre técnicas de bem-estar realizada em parceria com o Sebrae, voltada ao cuidado com a saúde mental e emocional dos profissionais.
Também foi abordada a importância do uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, com palestra ministrada pelo Prof. MS. Roseildo Nunes., do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), que trouxe reflexões sobre inovação e ferramentas digitais no contexto escolar.
Em cumprimento à Lei Lucas (Lei Federal nº 13.722/2018), o Corpo de Bombeiros esteve presente oferecendo formação em Primeiros Socorros, capacitando os educadores para agir com segurança em situações de emergência dentro das unidades escolares.
Outro momento significativo foi a formação promovida Prof. MS. Maria Aparecida e pelas professoras Raquel Marques e Valdilene Belline, que trataram da importância e dos objetivos da Sala de Recursos Multifuncional, espaço essencial para garantir uma educação inclusiva e de qualidade para os alunos com necessidades educacionais específicas.
Para o secretário de Educação, professor Valter Souza Catarino, iniciativas como essa são fundamentais.
“A formação continuada é essencial para aprimorar a prática pedagógica, adaptar-se às mudanças educacionais e promover um ensino de qualidade. Vivemos um momento favorável, em que estamos conseguindo entregar bons resultados, impactando positivamente o desempenho dos alunos e a eficiência das unidades escolares.”
O evento foi marcado pelo entusiasmo e comprometimento dos profissionais, que demonstraram disposição em seguir aprendendo e inovando em prol de uma educação pública cada vez melhor.
Fonte: Assessoria