Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Sao Pedro Firma Ascencao De Cenario Economico Na Geracao De Empregos E Capacitacao Empresarial

São Pedro firma ascenção de cenário econômico na geração de empregos e capacitação empresarial

Créditos: Ascom

São Pedro da Cipa está se firmando no desenvolvimento de seu polo empresarial e isso tem rendido ao município um aumento significativo de sua força econômica. Com o incentivo da atual administração em cursos de qualificação e formação dos pequenos empresários, grandes empresas passaram se interessar em investir na cidade, pautadas nos fatores de crescimento.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio do município, Tânia Soares dos Santos, explica que desde o lançamento da Sala do Empreendedor, inaugurada em abril desse ano, essa concretização tem tomado forma a cada dia.

“Já realizamos vários cursos e capacitações principalmente voltados aos pequenos empresários, onde muitas coisas podem ser esclarecidas e os comerciantes tem ganhado muito em conhecimento, podendo assim aplica-los no dia a dia de suas empresas, melhorando assim seus rendimentos”, explicou.

Essa visão reformulada na administração das finanças, alcançada por meio dessas formações em parceria com a prefeitura, trouxe novos rumos para Vera Simodelsqui (52). Ela é microempresária, proprietária de uma pequena madeireira e comemora os bons resultados.

“Estou colocando em prática tudo que eu aprendi. Eu não fazia controle de gastos e hoje em dia eu faço. Eu estou sabendo até quando é o meu salário e agora eu passei a economizar”, ressaltou.

Atrelada a essas ações está a atuação do Balcão de Empregos, que também teve os trabalhos iniciados nos primeiros meses de 2017. Conforme a técnica administrativa Cristiana Maria Leite, foram realizados mais de 800 atendimentos, resultando em 400 encaminhamentos e 200 contratações.

“Criamos esse balcão de empregos em abril e estamos firmes na meta de diminuição do índice de desemprego no município. Buscamos a empresas locais, onde nos são enviadas as vagas e posteriormente realizada a triagem para a contratação”, esclareceu.

O guarda noturno Damião Pedro da Silva (56) é morador de São Pedro Cipa há muitos anos. Ele passou mais de seis meses desempregado e hoje é um dos beneficiados pelo sistema empregatício.

“Trouxe meu currículo aqui, eles fizeram o encaminhamento com a empresa e hoje eu estou empregado a quatro meses. Eu vou te falar uma coisa, melhor de que isso eu não acho”, comemorou.

Grande porte

Com todo esse crescimento em mão de obra qualificada, obras sendo realizadas como: asfalto, drenagem, água encanada, habitação e posto de saúde, a Vila Érica e bairros adjacentes tem sido referencias das ações da atual gestão. Esse desenvolvimento foi um dos fatores determinantes na implantação da unidade de uma rede de supermercados do Vale do São Lourenço, que atua na região há 37 anos.

De acordo com o empresário Dilmar Stroher, foram gerados 19 postos de trabalho como todas as vagas, como exceção da gerencia, preenchidas com mão de obra local. “A gente vem observado que o município de São Pedro vem crescendo. Uma administração que aumentou a nossa expectativa”, avaliou.

Eloisa Fernanda (35) antes tinha que se deslocar para trabalhar em Jaciara. Sendo uma das alunas dos cursos de qualificação, oferecidos pela prefeitura, foi uma das contratadas.

“Trabalhar aqui está sendo uma oportunidade única. Eu fiz um curso muito bom e estou colocando em prática tudo que aprendi”, assegurou.

Para o prefeito Alexandre Russi o objetivo é suprir a carência de serviços na região, através da oportunidade ao cidadão e ao empresariado, que está em busca de crescimento. “Temos que dar acesso a uma vida digna ao cidadão e estamos buscando cumprir essa, que é nossa obrigação. Em consonância, queremos fortalecer ainda mais o nosso comércio e capacitá-los como as novas tendências, dentro de todo esse contexto de crescimento”, afirmou.

Publicado em 11/10/2017