Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Sao Pedro Da Cipa Busca Estimulo Economico Em Sedec

• Notícias


São Pedro da Cipa busca estímulo econômico em Sedec

Créditos: Sedec

O prefeito de São Pedro da Cipa (151 km ao Sul de Cuiabá), Alexandre Russi, apresentou as demandas do município ao secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ricardo Tomczyk, pleiteando apoio do Governo para fortalecer a economia do município e região. Algumas indústrias já operam na cidade e há espaço para novos empreendimentos, além do artesanato que também é forte no local. Na oportunidade, o prefeito e sua equipe conheceram as ações e programas desenvolvidos pela Sedec e pelas secretarias adjuntas que contribuem para o desenvolvimento econômico do Estado.

A cidade já conta com uma associação dos artesãos. O secretário Tomczyk adiantou que poderá ser feito um trabalho imediato por meio da adjunta de Empreendedorismo e Investimento da Sedec. “Primeiramente, cadastrando esses artesãos no Programa de Artesanato e depois viabilizando investimentos por meio das linhas de créditos da Desenvolve MT. Além de ser uma agência de fomento, a Desenvolve MT também é uma agência de promoção do Estado, que leva produtos mato-grossenses para eventos realizados fora do estado”, explicou.

De acordo com o prefeito Alexandre Russi, um projeto em parceria com o setor de artesanato será implementado com os reeducandos da cidade e a produção será aproveitada conforme a demanda municipal. Para ele, o incentivo das linhas de crédito poderá alavancar o setor, mas existem outras frentes que precisam de apoio.

“Temos fábricas de panelas e de caixa de cozinha para caminhões e dispomos de alguns barracões que podem ser utilizados para outros investimentos, com o objetivo de gerar emprego e renda. Além do turismo na região de Juscimeira e Jaciara, que estamos trabalhando por meio do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental da Região Sul (Cidesasul), que envolve 15 municípios. Queremos que o trabalho da Sedec venha somar com as iniciativas, inclusive do Consórcio, temos muitos prefeitos novos e que precisam de apoio”, revelou o gestor municipal.

O titular da Sedec avaliou que as demandas estão alinhadas com as diretrizes da Secretaria, que é o desenvolvimento econômico e pontuou que não adianta inventar muita coisa, mas ver o potencial que o local tem e investir nele para que deslanche. “O ideal é estimular o que já tem e, havendo espaço, levar outras iniciativas”, disse, destacando que esse é o foco do Plano de Desenvolvimento Econômico Regional, que deverá ser trabalhado por meio dos consórcios.

Tomczyk explanou ainda sobre o trabalho da Economia Criativa, que estimula novos empreendedores. No caso, se existem as ideias criativas na cidade, elas são estimuladas para que se transformem em negócio.

O secretário executivo do Cidesasul, Rosandro de Moura Andrade, e as secretárias municipais de Desenvolvimento Econômico e Social, Tânia Soares dos Santos, e de Governo, Cristiane Silva, acompanharam o prefeito na reunião.


Publicado em 15/03/2017

Fonte: Sedec


Últimas Notícias

2022 © Portal Oficial da Prefeitura Municipal de São Pedro da Cipa - Mato Grosso - CEP: 78835-000