Você está em: Início / Imprensa / Notícias / 18 De Maio Prefeitura Realiza Passeata Da Campanha Faca Bonito

18 de Maio: Prefeitura realiza passeata da Campanha "Faça Bonito"

Em 18 de maio, data em que é celebrado o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de São Pedro da Cipa, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou uma passeata com a participação do Conselho Tutelar, equipe da Saúde Municipal, Polícia Militar e Crianças e Adolescentes da Rede municipal e estadual de ensino.

A ação faz parte da campanha “Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes” que tem o objetivo de alertar a sociedade sobre o enfrentamento da violência sexual infantil chamando atenção para o problema que afeta a sociedade em todo o Brasil.

A passeata iniciou ás 08h30min com saída do Cras e finalizou na Praça Central de São Pedro da Cipa.

Denúncia

O município conta com uma rede de proteção à criança e ao adolescente e as pessoas podem denunciar os abusos e a exploração sexual através do Disque 100, Conselho Tutelar Municipal (66 98477-1502) e Polícia Militar 190. A ligação é gratuita e a denúncia pode ser feita de forma anônima.

A pessoa também pode ir até o Conselho Tutelar ou em uma Delegacia de Polícia e expor o crime.

Sobre a data

O Dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes a partir da Lei nº 9.970/2000.

Desde então, atores do Sistema de Garantia de Direitos organizam-se para realizar ações de mobilização contra a violência sexual de crianças e adolescentes em todo o país. O principal objetivo é convocar e alertar a sociedade brasileira sobre a prevenção de todas as formas de violência e a proteção social de crianças e de adolescentes.

A data faz referência ao caso de Araceli, uma menina de apenas oito anos de idade, que foi vítima de espancamento, violência sexual e homicídio. O fato ocorreu há 44 anos, no município de Vitória (ES), e ainda não foi solucionado pela justiça.

Publicado em 25/05/2022