Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Tribunal De Contas Destaca Gestao De Sao Pedro Da Cipa

Tribunal de Contas destaca gestão de São Pedro da Cipa

Créditos: Ascom/Cristiana Costa/SPC

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) mais uma vez credencia a atual gestão de São Pedro da Cipa como uma das melhores do Estado. O prefeito Alexandre Russi (PR) atribui a boa avaliação da Corte de Contas ao trabalho conjunto, desenvolvido com o funcionalismo. “Temos uma equipe empenhada em atuar de forma unida e equilibrada. Entregamos obras e temos muitas ainda em andamento, graças a esse diálogo e trabalho conjunto”, adjudica.

Segundo o Índice de Gestão Fiscal dos Municípios de Mato Grosso (IGFM), desenvolvido como Indicador de Gestão Fiscal, baseado nos cálculos formulados pelo FIRJAN, cujo objetivo é estimular a cultura da responsabilidade administrativa, por meio de indicadores que possibilitem o aperfeiçoamento das decisões quanto à alocação de recursos públicos, bem como maior controle social da gestão fiscal dos municípios, São Pedro da Cipa vêm melhorando seus índices ano após ano. Em 2012 estava na antepenúltima posição no ranking estadual de gestão. Já a apartir 2013, ano em que Alexandre assumiu a gestão, o município saltou 15 posições.

O relatório do TCE-MT aponta ainda que São Pedro da Cipa se destaca entre os 23 municípios avaliados, por principalmente respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Também se destaca como o único município para o qual não foi emitido alerta quanto ao parâmetro de arrecadação de no mínimo 33,33% para o quadrimestre, pois o município arrecadou muito mais  do que o previsto 192,02%.

O prefeito Alexandre Russi confere os bons resultados as constantes buscas de emendas

em Cuiabá-MT e em Brasília-DF. Nesse trabalho, já foram conferidos aproximadamente 20 milhões em recursos para o município. “Em 7 anos conseguimos, junto a nossa equipe, conseguimos mais recursos que todas as gestões em 20 anos no município”, complementou.

Gestão já foi destaque nacional

A prefeitura de São Pedro da Cipa já ocupou 5ª posição no Estado conforme o Ranking de Eficiência dos Municípios - Folha (REM-F), considerando a população de até 50 mil habitantes. O município chegou a 7ª colocação geral no Estado e a 1ª na região Sul. No país, a cidade aparecei na 1.878ª colocação.    Esse indicador foi criado pra medir a qualidade da gestão das prefeituras do Brasil, levando em conta a prestação de serviços básicos, como saúde, educação e saneamento, usando menos recursos financeiros.

Publicado em 11/11/2019

Fonte: CRISTIANA COSTA /ASCOM/SPC