Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Sao Pedro Da Cipa Desapropria Areas

São Pedro da Cipa desapropria áreas

O maior drama de São Pedro da Cipa (a 151 km de Cuiabá), ainda é atrair empresas e gerar emprego e renda para a população, segundo o prefeito Alexandre Russi (PR). Durante entrevista ao Grupo RDNews, nesta quarta (15), o republicano explicou que um dos maiores entraves para impulsionar o crescimento é a instalação de novos empreendimentos, já que a cidade não dispõe de espaços e não foi preparada por seus antecessores para o futuro, e que por isso será necessária a desapropriação de áreas.

Alexandre, que é empresário do ramo de postos de combustível e irmão do ex-prefeito de Jaciara, Max Russi (PSB), está em seu primeiro cargo eletivo e classifica como desafiador o primeiro ano de sua gestão. Isso porque, conforme conta, assumiu o Executivo em péssimas condições, com folha de pagamento atrasada e dívidas acima de R$ 1,5 milhão, supostamente deixadas pelo ex-prefeito Wilson Virgílio de Lima (PSD).

O social-democrata teve todas as contas de 2012 reprovadas pelo TCE e durante sua gestão o município ficou em último lugar no ranking do Índice de Gestão Fiscal, elaborado pelo tribunal naquele ano. É considerado pelo atual gestor como o pior administrador da história da cidade. “Outros prefeitos não se preocuparam em gerar empregos na cidade, trazer empresas e melhorar a arrecadação”, observa.

Para o republicano, um dos maiores avanços na condução da prefeitura foi a economia de R$ 537 mil em 2013. Segundo ele, o saldo positivo é uma novidade, já que nos anos anteriores a “tradição” era fechar as contas com déficit. Conta que a média de arrecadação do município é de R$ 600 mil por mês, sendo que cerca de R$ 350 mil corresponde à folha de pagamento dos 200 funcionários públicos que atuam em oito secretarias.

Outro ganho para a população local, em 5 mil habitantes, foi a instalação do canteiro de obras da empresa responsável pela duplicação da BR-364, no trecho Rondonópolis-Jaciara. Segundo Alexandre, a cidade estava carente de oportunidades e com a vinda da concessionária foram criados 400 novos empregos, além de impostos para o local. “Até o setor imobiliário aqueceu”, completa.

Por outro lado, o prefeito critica o governador Silval Barbosa (PMDB) e garante que o chefe do Estado não atendeu a solicitações simples – como água para assentamentos e lama asfáltica. “Para não dizer que não fez nada, o governo nos deu R$ 10 mil em cesta básica”, diz. Afirma que o município – localizado no Vale do São Lourenço, composto também por Jaciara, Juscimeira, Dom Aquino e Campo Verde – foi esquecido.

Dessa forma, conta com apoio dos deputados federais Wellington Fagundes (PR) e Eliene Lima (PSD) através de duas emendas parlamentares – R$ 630 mil para reforma de uma praça, construção do Centro do Idoso e da Academia da Saúde, e R$ 300 mil que serão investidos na regularização fundiária. As obras estão previstas para sereminiciadas em fevereiro.

Publicado em 16/01/2014

Fonte: RDTV