Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Sao Pedro Da Cipa Agrega Estrategia De Combate A Brucelose Bovina

São Pedro da Cipa agrega estratégia de combate a brucelose bovina

Créditos: Ascom

São Pedro da Cipa está investindo fortemente não só na capacitação de produtores, mas na atualização dos novos caminhos para as culturas agropecuárias do município. Na ultima quarta-feira (31) o secretário municipal de Agricultura, Cláudio Francisco, participou de uma palestra promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), realizada no Sindicato Rural de Jaciara, onde foram abordadas as novas estratégias de combate à Brucelose Bovina no Estado, com o foco na vacinação do rebanho.

O evento teve a participação do atual presidente do Sindicato, o produtor rural Rogério Berwanger e do vice Antônio Figueiredo Mei. “Um debate muito produtivo, que nos proporcionou um grande conhecimento orientativos, que brevemente será aplicado”, analisou.

Conforme um estudo feito pelo Mapa em 2014, as propriedades que possuem mais que 86 fêmeas bovinas acima de 24 meses a chance de haver brucelose é 2,15 vezes maior que nas demais propriedades. “Nos preocupamos sempre nos atualizar a respeito desses assuntos prevenir todo o trabalho que a atual administração tem desenvolvido município”, explicou Cláudio.

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), a prefeitura concluiu ao final de janeiro o curso gratuito de Manejo de Gado Leiteiro, na região da Gleba Pombal.

Conforme a organização grade disciplina agregou debates que evolvem: Ética e cidadania; Segurança e Saúde no Trabalho, Conformação de Gado Leiteiro, Raças Leiteiras, Manejo, Sanidade Animal, Controle Zootécnico, Instalação de Equipamentos, Gestão e Empreendimento Rural, dentro outros.

O prefeito Alexandre Russi destaca que um dos principais intuitos é fomentar o desempenho econômico local das atividades do campo e esse tipo de complemento é fundamental para eficácia do programa de desenvolvimento local.

“Trabalhamos em várias frentes, para levar conhecimento ao pequeno produtor, visando a lucratividade e a qualidade a quem trabalha no campo. Tenho plena certeza de que os resultados serão satisfatórios”, garantiu.

Publicado em 02/02/2018