Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Bombeiros Do Futuro Formou Criancas Em Sao Pedro Da Cipa E Preve Retomar Atividades

Bombeiros do Futuro formou crianças em São Pedro da Cipa e prevê retomar atividades

Créditos: Ascom

O projeto Bombeiros do Futuro também foi uma das políticas públicas, que tem gerado resultados positivos em São Pedro da Cipa. Com o objetivo detirar jovens das ruas e oferecer oportunidades, a parceria entre prefeitura e Corpo de Bombeiros beneficiou 20 crianças em 2017. A nova turma está prevista para o início de fevereiro.

João Vitor tem 12 anos e relata ter dito um rico aprendizado no decorrer das 80 horas aulas. “Eu aprendi de tudo um pouco, mas principalmente a ser uma pessoa melhor e se dedicar aos meus estudos”, destacou.

A mesma realidade é compartilhada por Ezequiel Pereira, de 8 anos. Ele já se sente preparado para enfrentar situações de perigo em incêndios domésticos “Aprendi e mexer com extintor de incêndios e reconhecer os líquidos que são inflamáveis”, comentou.

Esse foi o primeiro ano no município, onde os alunos foram orientados sobre salvamentos aquáticos, de altura, símbolos nacionais, sexualidade, combate às drogas, educação de trânsito, direitos da criança e do adolescente, entre outras dicas.

Para o prefeito Alexandre Russi essa educação preventiva tem sido uma grande arma para dar respostas à sociedade, pensando no presente e no futuro “Não há como pensar em toda essa eficácia, sem unir o papel da família e da sociedade em todo esse contexto”, analisou.

As primeiras atividades do “Bombeiros do Futuro” tiveram início em maio passado, sob a orientação do comandante da 9° Companhia de Bombeiros Militar de Jaciara, o tenente Giovany Motti, e foi articulado pelo prefeito, junto ao comandante regional o tenente-coronel Vanderlei Bonoto.

O Projeto

O “Bombeiros do Futuro” promove atividades cívicas para o exercício da ordem e civilidade, auxiliando na formação do cidadão; motivar a criança e o adolescente a frequentar a sala de aula estimulando-os a se envolverem nas atividades sociais, culturais, recreativas e esportivas. O projeto visa ainda despertar a solidariedade, o senso crítico, a criatividade, o espírito participativo, assim como o interesse pelos direitos e deveres enquanto cidadãos e potencializar o senso de responsabilidade para com a família, escola, comunidade e amenizar a carência física e o equilíbrio emocional.

Publicado em 08/01/2018