Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Saude Realizou Acoes Em Prol Do Outubro Rosa

• Notícias


Saúde realizou ações em prol do Outubro Rosa

Créditos: Divulgação / Reprodução

Uma mobilização em praça publica com distribuição de folders de bolso, entrega de laços simbólicos, vídeo Educativo e palestra foram algumas das ações desenvolvidas pela secretaria Municipal de Saúde de São Pedro da Cipa na ultima quinta-feira, dia 24 e fez parte da programação do Outubro Rosa, campanha contra o Câncer de Mama realizada em todo o mundo.

Com objetivo de mobilizar a sociedade, principalmente as mulheres, sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces da doença a secretaria montou uma barraca na praça central, onde os profissionais de Saúde do município realizaram as ações programadas.

A 1ª dama e Secretária de Ação Social, Rafaele Oliveira, prestigiou o evento e disse da importância do trabalho realizado.

“Essa é uma belíssima campanha, que estimula a prevenção. Fazer parte do Outubro Rosa é de grande importância para o Município. O câncer de mama é uma doença que acomete homens e mulheres, e fazer a prevenção é o meio mais eficaz de detectar as lesões iniciais da enfermidade. Temos que aproveitar esse incentivo e apoio do Governo Municipal e fazermos a nossa parte”, disse Rafaele.

Já o secretário de Sáude, Ronaldo Morais falou da importância em se fazer os exames preventivos.

“Abordamos o tema hoje sobre o câncer de mama para ensinar as mulheres como fazer o auto exame que é uma maneira de se prevenir, queremos que as mulheres peguem o hábito de realizarem o exame mensalmente como é orientado. Esse trabalho faz parte das ações de prevenção e promoção da saúde. Procuramos trazer o melhor para a população que é prevenir e cuidar da sua saúde”, enfatizou Ronaldo.

Além de conscientizar a secretaria distribuiu brindes às mulheres presentes, numa parceria realizada em conjunto com o comércio de Jaciara e também local. O evento contou com a participação da equipe multiprofissional(enfermeiros e agentes comunitários de saúde) e ainda com a contribuição das secretarias de Esporte, Agricultura e Turismo do município. 

OUTUBRO ROSA

O movimento Outubro Rosa surgiu da necessidade de atividades que contribuam para a luta contra o câncer de mama e do alerta para a identificação precoce da doença – uma das principais causas de mortalidade de mulheres em idade fértil no Brasil.

O movimento é mundial e nasceu em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia (EUA), tendo como objetivo dar visibilidade às iniciativas de enfrentamento do câncer de mama e promover a conscientização sobre o diagnóstico precoce.

De acordo com as estatísticas, no Brasil, a cada ano, ocorrem cerca de 52 mil novos casos e aproximadamente 11 mil mortes decorrentes da doença, sendo que a maior parte desses óbitos é atribuída ao diagnóstico tardio

* Confira a ação na Galeria de Fotos


Publicado em 25/10/2013

Fonte: ASCOM/SPC


Últimas Notícias

Política de Privacidade      Política de Cookies

2024 © Portal Oficial da Prefeitura Municipal de São Pedro da Cipa - Mato Grosso - CEP: 78835-000