Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Estudantes De Sao Pedro Da Cipa Desenvolvem Raciocinio Em Aulas De Xadrez Em Projeto

Estudantes de São Pedro da Cipa desenvolvem raciocínio em aulas de xadrez em projeto

Créditos: Ascom

O silencio é precioso, ainda mas quando a atividade consiste na concentração.  É assim, que estudantes das escolas públicas de São Pedro da Cipa estão tendo acesso ao raciocino lógico e a criatividade através das aulas de Xadrez, uma das modalidades esportivas desenvolvidas pelo projeto municipal “Educar Para Transformar”.

É o caso da estudante Luana Cristina, de 11 anos. Há 3 meses jogando, praticando estratégias e disputando partidas com os colegas, ela conta que está tendo reflexos bastante positivos, principalmente no rendimento escolar.

“Minha mãe me disse que se eu participasse das aulas de xadrez, eu melhoria nos meus estudos e isso realmente vem acontecendo, principalmente na matemática”, comemorou.

Se para alguns é novidade, para outros é instrumento de aperfeiçoamento. Thiago Cardoso de Souza, 16 anos, se consagrou campeão no 1º Torneio Municipal e admite que já praticava, porém destaca que o crescimento intelectual e estratégico se fez presente apenas com o início aulas teóricas.

“O projeto me incentivou e agora eu estou bem mais focado. Antes eu enxergava como uma brincadeira, mas hoje eu utilizo para o meu desenvolvimento pessoal”, ressaltou.

De acordo com a professora Yara Cristina, 60 alunos participam regularmente das aulas. Nossos alunospassam a entender e a usufruir dos benefícios do xadrez, englobando criatividade, autoestima e respeito mútuo”, avaliou.

Conforme o prefeito Alexandre Russi, o incentivo ao esporte é uma forma de valorizar e incentivar o desempenho dessas crianças em idade escolar, criando assim saudáveis relações sociais. “O xadrez é um esporte, também considerado uma arte e uma ciência e responsável pela evolução intelectual de muita gente. Por isso, fazemos questão de fortalecer a modalidade, dentro do projeto”, garantiu.

Publicado em 18/09/2017