Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Sao Pedro Da Cipa Inaugura Sala Do Empreendedor

São Pedro da Cipa inaugura Sala do Empreendedor

Créditos: Assessoria de imprensa (SPC)

O pequeno município de São Pedro da Cipa, localizado a 151 km ao Sul de Cuiabá, aposta no caminho do empreendedorismo para alavancar o desenvolvimento local. No próximo sábado, 08/04, às 08h30, será aberta na cidade a Sala do Empreendedor, uma estrutura montada com recursos próprios, cuja função será auxiliar empreendedores e empresários.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio do município, Tânia Soares dos Santos, a Sala do Empreendedor vai dar suporte aos empresários e ajudar a desenvolver e fomentar as micro e pequenas empresas.

O prefeito Alexandre Russi, que está em seu segundo mandato, firmou parceria com o Sebrae Mato Grosso para uma série de ações que incluem capacitação, atendimento aos empresários e educação empreendedora.

No dia da abertura da Sala do Empreendedor, a gerente da Agência Sebrae em Rondonópolis, Érika dos Santos Silva, faz uma palestra sobre programa Negócio a Negócio, atendimento e orientação empresarial gratuito voltado para microempreendedores individuais e donos de microempresas. Os agentes de orientação empresarial visitam as empresas e auxiliam nas principais dificuldades do dia a dia. Eles aplicam um diagnóstico de gestão básica, abrangendo temas como finanças, operações e mercado, para depois indicar as soluções mais adequadas.

“Desde 2009, o programa já atendeu mais de um milhão de empreendedores individuais e microempresas em todo o país. O Negócio a Negócio é um dos instrumentos mais importantes do Sebrae para o atendimento presencial”, ressalta Érika.

Ela acrescenta que a agenda de trabalho do Sebrae na cidade inclui capacitações como o curso Atendimento ao Cliente e as oficinas Sei Comprar e Sei Planejar.

Na sequência, o gerente da Secretaria de Fazenda, Edmar Feliciano, vai falar sobre as responsabilidades tributárias do microempreendedor individual (MEI) e das vantagens da formalização.

Educação empreendedora

A parceria da prefeitura de São Pedro da Cipa com o Sebrae inclui ainda a adesão ao Programa Sebrae Educação Empreendedora.

Um grupo de 368 alunos de escolas municipais da cidade, que cursam do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, vão receber a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), cuja proposta é estimular a criatividade e o pensamento crítico, incentivando os estudantes a sonhar a ter vontade de realizar sonhos. São nove cursos independentes, um para cada ano do ensino fundamental.

Segundo o prefeito Alexandra Russi, só se muda uma cidade com educação. “É na infância que se estimula o empreendedorismo”, afirma. Ele conta que vai lançar no dia  de maio, um projeto ambicioso de educação em horário integral, em que os alunos vão ter também atividades esportivas, culturais, de empreendedorismo, entre outras. Para tanto, está contando com várias parcerias, incluindo o governo do Estado.

Economia em desenvolvimento

Com apenas 25 anos de emancipação política e uma população de 4.259 habitantes (Censo IBGE/2013), o município de São Pedro da Cipa tem uma economia calcada na agropecuária, com destaque para as culturas de cana-de-açúcar, arroz, feijão e milho e a pecuária de corte e leiteira. Os empreendimentos urbanos somam 186, sendo 144 microempreendedores individuais (MEI) e 42 micro e pequenas empresas.

O prefeito destaca que grande parte das empresas é familiar e que precisam se aprimorar e se desenvolver, especialmente no que diz respeito a inserção de novas tecnologias. “Antes de ser prefeito, sou empresário e sei o quanto é importante ter uma visão ampliada do negócio”. Segundo ele, o comércio na cidade não era muito diversificado, mas, nos últimos anos, o empresariado está acreditando no desenvolvimento do município e investindo em novos negócios.

“Buscamos esse trabalho com o Sebrae visando a melhoria do desempenho das empresas através da capacitação, que ainda é o nosso grande gargalo para o desenvolvimento local. O crescimento das empresas e a abertura de novos negócios resulta em geração de emprego e renda”, ressalta.

O prefeito, que também preside o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental da Região Sul (Cidesasul), envolvendo 15 municípios, aponta ainda a importância do trabalho conjunto, em bloco. “Efetivamente, temos oito municípios trabalhando, mas vamos iniciar um processo para agregar os que quiserem se integrar. Já estamos implementando ações de descentralização ambiental, uso conjunto de equipamentos pesados, como escavadeira, selo de inspeção sanitária, entre outros projetos”, resume.

Publicado em 06/04/2017

Fonte: Ascom/SebraeMT