Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Alexandre Russi Assina Convenio Com O PROERD2013

Alexandre Russi assina convênio com o PROERD/2013

O convênio assinado junto a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação proverá condições para confecção de uniformes (camiseta), transporte, entre outros materiais, além de todo apoio para cerimônias de formatura. O Proerd no município terá como instrutora a Policial Militar Iraneide Alves.

“O Proerd é um programa de suma importância para todos. A escola não é somente o espaço onde alunos passam de série em série, mas um lugar de conscientização, o começo de tudo. Esse projeto vem favorecer o desenvolvimento da resistência em jovens que, potencialmente, podem correr o risco de se envolver com entorpecentes e drogas afins, ou apresentar problemas de comportamento violento”, disse o prefeito Alexandre Russi.

A realização do projeto conta ainda com o apoio da Câmara de Vereadores, Conselho tutelar, Igrejas, bem como pais e comunidade. A finalidade é materializar um esforço cooperativo capaz de reforçar os fatores de proteção, em especial os referentes à família, à escola e a sociedade.

Além do prefeito Alexandre Russi e o major Morais, se fizeram presente a reunião de assinatura do Convênio o vice-prefeito Eduardo José da Silva Abreu (Eduardo Português), o presidente da Câmara Vanildo Borto Fauro (Fia do Ônibus), o vereador Jeferson Silva dos Santos, professores, alunos e pais de alunos. Neste convênio serão atendidos 80 alunos.

PROGRAMA

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criada pela Professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1989. Atualmente o Programa está presente nos 50 estados americanos, e em 58 países.
No Brasil ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.

O PROERD é desenvolvido nas Escolas Públicas e Particulares, no 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, na educação infantil (Proerd Kids) e para adultos com o Proerd para Pais, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. No Proerd Pais é reforçada a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência. O Proerd Pais é composto de cinco encontros de aproximadamente duas horas.

O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.

O Programa oferece em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo; atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo.

O Programa não invalida qualquer outro Programa, Trabalho ou Atividade de prevenção, dirigido aos jovens como um todo. A cooperação da sociedade é fundamental, e a participação, efetiva, do empresariado constitui-se na sustentação, econômica e financeira, da viabilidade e continuidade do PROERD, visando atender parcela, cada vez mais significativa, das crianças e adolescentes, criando, dessa forma, uma rede protetiva, crescente, contra as drogas (lícitas e ilícitas), bem como contra as atitudes que geram violência.

As atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) terão início nas escolas da rede municipal e estadual de São Pedro da Cipa, na próxima sexta-feira (27). Isso é o que prevê o convênio assinado pelo prefeito Alexandre Russi (PR), a secretária municipal de Educação, Sônia Pinheiro e o major José Carlos Morais, comandante da 7ª Companhia de Polícia Militar de Jaciara e região, na última quarta-feira (24).

Publicado em 26/09/2013

Fonte: ASCOM/SPC