Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Sao Pedro Da Cipa Regulariza Carteira De Vacinacao

São Pedro da Cipa regulariza Carteira de Vacinação

A Prefeitura de São Pedro da Cipa, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou o dia de mobilização nacional da campanha de atualização da carteira de vacinação na Unidade de Saúde da Família “Damião José Ferbonio”. A ação realizada no último dia 24 (sábado) teve como meta regularizar a vacinação em um grande número de crianças do município.

A campanha lançada pelo Ministério da Saúde contou com a parceria dos governos estaduais e municipais, e todas as crianças 0 a 5 anos que na carteira de vacinação consta as doses faltosas têm direito de ser vacinado.

“Os pais que ainda não compareceram com seu(s) filho(s) devem estar procurando a unidade de Saúde de São Pedro e assim regularizando a carteira de vacinação”, orienta a enfermeira, Andressa Pedrozo da Silva.

Para Andressa essa campanha é de grande importância para a saúde, pois através dela será possível verificar a situação da vacinação na cidade, detectando se há necessidade de se realizada uma campanha específica, caso haja muitos casos de vacinas ausentes nas carteiras.

A Enfermeira salienta também que a vacinação é a principal forma de proteção da criança, tornando-a imune a doenças que muitas vezes são fatais e que o quadro de vacinação brasileiro é o melhor e mais completo.
De acordo com a equipe da Unidade de Saúde do município estão disponíveis todas as vacinas do calendário regular, como a BCG, Hepatite B, Penta, Inativada Poliomielite (VIP), Oral Poliomielite (VOP), Rotavírus, Pneumocócica 10-valente, Meningocócica C Conjugada, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Rubéola, e Caxumba) e DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche).

No caso de perda da carteira de vacinação, os pais ou responsáveis devem procurar o Posto de Saúde, onde a criança possui um cadastro com as vacinas que já recebeu para que um novo cartão possa ser confeccionado.

Publicado em 30/08/2013

Fonte: ASCOM/Prefeitura