Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Sao Pedro Se Integra Ao Programa Territorio Da Cidadania

São Pedro se integra ao Programa Território da Cidadania

Atendendo solicitação da Associação Mato-grossense dos Municípios, o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável aprovou esta semana a criação de um novo território da cidadania em Mato Grosso. A constituição do Território Sul-mato-grossense tem o objetivo de viabilizar a captação de recursos junto ao ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA para investimento local e incentivo a novas alternativas de renda. A iniciativa visa promover o desenvolvimento econômico e viabilizar programas através de estratégia de desenvolvimento territorial sustentável.

Integram o novo território os seguintes municípios: Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Campo Verde, Dom Aquino, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Pedra Preta, Poxoreu, Primavera do Leste, Rondonópolis, Santo Antonio do Leste, São José do Povo, São Pedro da Cipa e Tesouro.

O gerente de Desenvolvimento Econômico da AMM, Hudson Saturnino, que integra o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, destacou que a criação do território é fundamental para promover ações de desenvolvimento regional. “A AMM está trabalhando para que os municípios sejam contemplados com novas alternativas de renda e sustentação à produtividade dos pequenos produtores”, assinalou.

Esses municípios concentram cerca de 394 mil habitantes, dos quais 24,84% residem na área rural. A região detém muitos problemas e também é marcada por desigualdades sociais. A média do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,672, abaixo da média do estado que é de 0,773. Além disso, muitas áreas da região também não possuem documentos de regularização fundiária.

O programa Território da Cidadania foi criado pelo governo federal em 2008. A iniciativa prevê ações nos seguintes setores: desenvolvimento social, organização sustentável da produção, saúde, saneamento e acesso à água, educação, cultura, infra-estrutura, e ações fundiárias. O programa é consolidado por meio da integração entre os governos federal, estaduais e municipais.

Publicado em 23/08/2013

Fonte: Notícias da AMM-MT