Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Parcerias Qualificam Novos Profissionais Para Area Agricola

Parcerias qualificam novos profissionais para área agrícola

Na ultima terça-feira, dia 01 de abril, ocorreu no Centro de Eventos Jovelina Maria de Almeida a entrega dos certificados do Curso de Operador de Máquinas Agrícolas, do Governo do Estado. Na solenidade o secretário de Agricultura Aparecido Junior, esteve presente representando o prefeito Alexandre Russi.

Na parceria entre São Pedro da Cipa e Jaciara, o Governo do Estado qualificou através do Projeto Parceria Rural, 120 alunos, entre os que concluíram o curso, 10 deles de diferentes faixas etárias são do município de São Pedro da Cipa. O curso com duração de 15 dias teve o apoio da Empaer, Senar e das empresas fabricantes de máquinas e implementos John Deere, Case IH e BASF.

Os alunos inscritos tiveram orientação sobre manuseio, manutenção e operação de equipamentos, como tratores e colheitadeiras de grãos. Eles também aprenderam noções de preparo do solo para o plantio e como se proteger durante a aplicação de herbicidas.

O secretário Aparecido Junior ressaltou a importante oportunidade aberta para o município de São Pedro da Cipa e destacou a necessidade da mão de obra qualificada. “Hoje através de cursos é possível obter o conhecimento necessário e alcançar uma oportunidade de trabalho, para isso a qualificação se faz necessário”, disse Junior.

Ainda, de acordo com o secretário, a preocupação do governo municipal é fazer uma administração justa, buscando melhorar a qualidade de vida, investindo em projetos que atenda o maior número de pessoas possível, para que gere emprego e renda no município. Junior fez questão de agradecer o apoio da secretaria de Assistência Social de São Pedro, pelo apoio durante os dias de inscrições.

O Curso de Operador de Máquinas Agrícolas é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, a Case IH, a John Deer, a Basf, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e prefeituras municipais. Em Jaciara, o curso contou ainda com o apoio da Usina Pantanal, Sanches Trapoloni, Luma, e também do Grupo Martelli e Sindicato Rural de Jaciara que cederam o espaço para realização das aulas práticas e teóricas.

O Projeto Parceria Rural Agricultura já qualificou várias pessoas em Mato Grosso. O curso tem duração média de 108 aulas/hora e conta ainda com instrutores vindos diretamente das fábricas dos equipamentos para propiciar a capacitação dos alunos.

Também estiveram participando da solenidade a secretária Adjunta da Secretaria Trabalho e Assistência Social (SETAS-MT) Vanessa Rosin Figueiredo, prefeito de Jaciara Ademir Gaspar de Lima, a representante da secretária de Estado, Euzira Batista, a secretária municipal de Assistência Social de Jaciara Andréia Russi, a assessora técnica da Setas-MT, Sandra Guirra, vereadores Eduardo Baianinho (São Pedro) e Jânio Atanásio (Jaciara), o Secretário Adjunto de Agricultura, Ilton Batista Camilo, ex-prefeito Max Joel Russi – representando o deputado federal Wellington Fagundes, Alessandro Cazangi Dutra, da John Deere, o professor da Basf, Edson e Cátia Pasqualotto da equipe mobilizadora de curso do Sine.

Publicado em 03/04/2014

Fonte: ASCOM/SPC

Clique na Imagem para Ampliar!