Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Secretaria Agricultura E EmpaerMT Faz Acao Para Controle De Caramujos

• Notícias


Secretaria agricultura e Empaer/MT faz ação para controle de caramujos

Créditos: Divulgação / Reprodução

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente do município de São Pedro da Cipa através do Secretário Aparecido Junior da Silva e EMPAER/MT, realizaram ações de controle de Lesmas e Caramujos Gigante Africano na Escola Estadual Irmã Miguelina Corso, sob a direção da Professora Cleuza Inez de Jesus, no ultimo dia 13 de março do corrente ano.

A ação consistiu-se na pulverização de enxofre em pó em todo pátio da escola e do sal comum em caramujos vivos. Sob a orientação da extencionista rural da EMPAER-MT Carmencita Maria Stefanello Tabareli, o trabalho contou com a participação de Valdeni Lima Pereira, funcionário da Escola e as coordenadoras Flávia Rodrigues da Silva e Adeilde Santos Marques registraram e acompanharam. 

De acordo com Carmencita o uso do sal que seria uma opção para eliminar os moluscos, porém não é recomendado porque em excesso prejudica o solo e o plantio conforme a pesquisadora Silvana Thiengo da FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz). A Achatina fulica, conhecida como caramujo africano, por exemplo, tem se mostrado um grande problema no ataque a hortas e jardins e está associado à transmissão de meningite eosinofílica.

Para a eliminação do molusco os biólogos especialistas recomendam os seguintes cuidados:

NA CATAÇÃO: 

1- Catação manual (com luvas descartáveis ou sacos plásticos) do caramujo e seus ovos. Este procedimento pode ser realizado nas primeiras horas da manhã ou à noitinha, horários em que os caramujos estão mais ativos e é possível coletar a maior quantidade de exemplares. Durante o dia, eles se escondem para se proteger do sol.

NA ELIMINAÇÃO:

Como eliminar os caramujos depois da catação?

 Após a catação os caramujos devem ser colocados em vasilhame com salmoura: 5 colheres de sal para um litro de água e depois de mortos sua concha deve ser esmagada; Os caramujos e ovos recolhidos também podem ser mortos com solução de cloro, três partes iguais de água para uma de cloro, mas devem ser deixados totalmente cobertos por essa solução durante 24 horas, antes de serem descartados.

 Cubra com cal virgem antes de enterrar em buraco de aproximadamente 80 cm no terreno. A cal evita a contaminação do solo e do lençol freático.

Sugerimos esta armadilha para pegar lesmas que funciona assim: 

1- Espalhem em seu quintal alguns sacos de aniagem e coloque um pouco de casca embaixo deles, logo após uma chuva as lesmas e caramujos costumam sair e vão se abrigar nesta armadilha. Depois é só seguir a orientação para eliminar com segurança.


Publicado em 27/03/2014

Fonte: Assessoria

Galeria de Fotos

Clique na Imagem para Ampliar!

Últimas Notícias

Política de Privacidade      Política de Cookies

2024 © Portal Oficial da Prefeitura Municipal de São Pedro da Cipa - Mato Grosso - CEP: 78835-000