Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Educadores De Sao Pedro Da Cipa Estudam Para Implementar A BNCC

Educadores de São Pedro da Cipa estudam para implementar a BNCC

A Prefeitura de São Pedro da Cipa, por meio da Secretaria da Educação, reuniu professores e gestores da rede municipal e estadual de ensino para um momento de estudo e integração com a BNCC (Base Nacional comum Curricular), documento este que está em análise por todo o setor educacional do país.

A reunião realizada no espaço do Centro de Convivência do Idoso “Expedita Vieira Gonzaga”, teve como objetivo fazer com que os profissionais se aproximem do texto homologado, por meio de apresentações, atividades, buscando o engajamento para a implementação que se inicia.

Conforme a coordenadora de Formação e Avaliação da Seduc, Jane Iris, o momento é de conhecer e se familiarizar com o novo texto. “Esse é o instrumento oficial para a gente dar um rumo ao nosso trabalho. Temos que conhecer e, em seguida, traduzir para as práticas pedagógicas”, ressalta.

Para Eduardo Ribeiro Santana formador do Cefapro, responsável pelo município, esse é um momento muito importante. “O momento muito importante e temos que participar, é nossa função. Estamos aqui com os professores do município fazendo uma análise do documento, para que possamos refazer alguns pontos, atualizar algumas questões, e assim colaborar na organização curricular do Estado”, afirma Eduardo.

A professora Daniela Schmidt, acredita que encontro alcançou os objetivos propostos. “A secretaria convidou a equipe do Cefapro de Rondónopolis para que viessem falar a respeito da BNCC. Esse é um dia de estudo a cerca desse documento que vai nortear a educação nos próximos anos. Alcançamos nosso objetivo e podemos até dizer que esse é um momento histórico e importante para o município”, argumenta Daniela Schimit.

BNCC

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base Nacional Curricular deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Publicado em 16/08/2018

Fonte: Ascom/SPC