Você está em: Início / Imprensa / Notícias / TCE Destaca Sao Pedro Da Cipa Como Boa Gestao Do Vale Do Sao Lourenco

TCE destaca São Pedro da Cipa como Boa Gestão do Vale do São Lourenço

TCE destaca São Pedro da Cipa como Boa Gestão do Vale do São Lourenço

São Pedro da Cipa, localizada há 150 km de Cuiabá, vem se destacando como a cidade que apresenta uma das melhores gestões de Mato Grosso. Conforme aponta o Índice de Gestão Fiscal dos Municípios de Mato Grosso (IGFM), o município é ainda o único a alcançar a classificação de “Boa Gestão” no Vale do São Lourenço, de acordo com o último levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

As informações apontam que São Pedro da Cipa agora faz parte dos 34, 04% municípios bem avaliados de MT, diferente da realidade de 2011, quando se apresentava como um dos 17, 73% com gestão crítica.

“Tivemos que apertar os cintos, diminuir gastos, buscar recursos e aplicar os investimentos necessários. Temos uma equipe de funcionários públicos muito comprometida com a cidade e isso foi primordial, para que colocássemos em prática uma gestão participativa”, justificou o prefeito Alexandre Russi.

Do período em que a atual administração assumiu a prefeitura, até os últimos meses, a cidade tem sido palco de transformações em diversas áreas, sendo contemplada principalmente nos segmentos da: Saúde, Educação e Infraestrutura.

Agora são diversas obras entregues, outras em andamento, projetos e aportes financeiros, sejam eles oriundos de convênios federal ou municipal, quanto recursos próprios.

“Do início da gestão até agora, estamos assegurando a aplicação de aproximadamente R$ 9 milhões em obras e ações no município. Muito já foi feito, mas temos muito a fazer ainda”, esclareceu.

Em 2016 a prefeitura alcançou a 5ª posição no MT, segundo o Ranking de Eficiência dos Municípios - Folha (REM-F), considerando a população de até 50 mil habitantes, alcançando ainda a 7ª colocação geral no Estado e a 1ª na região Sul.

O indicador foi criado para medir a qualidade da gestão das prefeituras do Brasil, levando em conta a prestação de serviços básicos, como saúde, educação e saneamento, usando menos recursos financeiros.

Já no social, no ano passado, de acordo com a avaliação do Ministério do Desenvolvimento Social, São Pedro da Cipa alcançou pontuação positiva em duas das principais ações da Secretaria Municipal de Gestão Social. Sendo assim, está no ranking dos oito municípios destaques de Mato Grosso e figura entre os 340 melhores do país.

Dados podem ser conferidos em: http://www.tce.mt.gov.br

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Cristiana Costa.

Publicado em 31/07/2018

Fonte: http://www.tce.mt.gov.br