Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Prefeitura De Sao Pedro Da Cipa Implanta Projeto Horta Educacional No Municipio

Prefeitura de São Pedro da Cipa implanta projeto Horta Educacional no município

Créditos: Ascom/SPC

Alunos, pais, comunidade, autoridades convidadas prestigiaram nesta quarta-feira (11) a inauguração da Horta Educacional do (CEI) Centro Municipal de Educação Infantil Márcio Alessandro Gomes Machado. Com o apoio da Prefeitura de São Pedro da Cipa, o projeto é uma iniciativa da Secretaria de Agronegócio e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação.

O foco da Horta Educativa é ensinar, mesclando aulas teóricas e práticas, conceitos de Educação Ambiental, Nutricional e Valorização do Meio Rural via Horticultura, através do aprendizado pedagógico e na abordagem de temas sobre alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável, bem como a preservação do meio ambiente, utilizando materiais descartáveis que seriam depositados na natureza.

Segundo, o diretor da CEI, Benedito Edson de Oliveira, (Bazin) a ação visa à educação alimentar e ambiental das crianças. “Acreditamos muito neste projeto, pois entendemos que a educação alimentar precisa começar desde cedo. Além disso, a Horta Educativa é planejada e os alunos recebem um aprendizado diferente e de respeito ao meio ambiente”, disse Bazin.

Para a secretária Déa Lúcia o projeto só vem contribuir ainda mais com a educação municipal. “É sabido que as crianças, a partir dos 2 anos, tornam-se mais seletivas em relação a própria alimentação, passando a recusar certos alimentos. Com a inclusão da Horta eles se sentem valorizadas como protagonistas do trabalho e dão valor aos alimentos cultivados”, afirma Déa.

“Este é um projeto muito importante na área ambiental, pois ensina sobre as condições adequadas de cultivo sem agredir o solo. Já na área educativa, os alunos aprendem a dar valor ao alimento, e passam a compreender o tempo de produção, o custo, o trabalho empenhado em cada variedade”, explicou Claudio Francisco dos Santos, secretário de Agronegócio e Meio Ambiente.

Prefeito Alexandre Russi ressaltou a importância de ensinar as crianças sobre como produzir uma alimentação saudável e a valorização da terra. “ A Prefeitura trabalha para oferecer uma educação de qualidade as nossas crianças. Um projeto como esse, tenho a certeza de que no futuro fará diferença na vida deles e de suas famílias, pois são ensinados valores sociais, culturais e ambientais, e junto a isso, os alunos recebem orientação sobre alimentação saudável e valorização da nossa terra”, disse o prefeito.

O trabalho realizado contou com a parceria das secretarias e diretorias municipais, da Cadeia Pública de Jaciara, através do diretor Ricardo Simplício dos Santos, do técnico Agrícola da EMPAER, Alan Castro e comerciantes de artesanato no município. Estavam no evento, o vice-prefeito Eduardo José Abreu, (Eduardo Português), os vereadores Vanildo Boarto Fauro, (Fia do ônibus) e Jair Fernandes da Silva (Jair da Padaria), professor Joir Benedito Proença de Amorim (IFMT), professores e coordenadores da rede municipal de ensino.

Publicado em 11/07/2018

Fonte: Ascom/SPC