• Notícias


Agentes de Combates a Endemias de São Pedro da Cipa participam de Capacitação

A Prefeitura de São Pedro da Cipa através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis promovem desde segunda-feira (11) e vai até esta sexta-feira, 14, uma Capacitação voltada aos agentes de endemias para identificação de vetores de importância médica sanitária (Dengue, Zika, Chikungunya, Leishmaniose LV e LTA).

Durante a semana, os técnicos em Saúde João Martins Souza e Cybelle Ferreira Tunes Leite, que ministram a capacitação abordam temas como: Identificação de Larvas do Aedes aegypti e Aedes albopictus.  Para o Levantamento Entomológico para Leishmaniose Viceral, foram montadas 10 armadilhas para capturar o mosquito flebotomíneo, durante três noites consecutivas.

“A intenção é de difundir conhecimento para que os agentes, presentes no dia a dia do município, tenham capacidade de identificar o mosquito, e cães com possíveis sintomas da doença e orientar a comunidade. O objetivo é reforçar a ação no controle e prevenção da dengue e da Leishmaniose e suas propagações” disse João Martins.

Sobre as larvas dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, o Técnico em Saúde ressaltou que os estudos se fazem necessário, pois estes vetores também se mostrou um agente transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. A intenção é garantir um controle de endemias de forma mais abrangente e eficiente.

Na capacitação os Agentes de Combates a Endemias (ACE), Gilmar Pinheiro de Oliveira e Vanderlei Lopes da Silva, recebem informações teóricas e práticas com o objetivo de garantir mais eficiência na detecção dos focos de larvas nocivas à saúde do homem.

Gilmar Pinheiro (ACE) disse que se fazia o reconhecimento da larva através de apenas uma característica, porém existem novas técnicas e pontos a serem observados nas larvas.

“Antes todo o nosso trabalho de amostras colhidas eram enviadas para o escritório Regional e demorava um tempo, agora aprendemos novas técnicas e com o uso do microscópio temos como identificar as larvas aqui. Isso garante mais eficiência no combate”, afirma Gilmar.


Publicado em 14/06/2018

Fonte: Ascom/SPC

Galeria de Fotos

Clique na Imagem para Ampliar!

Últimas Notícias

2018 © Portal Oficial da Prefeitura Municipal de São Pedro da Cipa - Mato Grosso - CEP: 78835-000