Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Caminhada Encerra A Semana De Combate Ao Abuso E Exploracao Sexual Contra Criancas E Adolescentes

Caminhada encerra a Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Créditos: Ascom/SPC

Uma caminhada com alunos da rede pública de ensino encerrou as ações da Semana de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes em São Pedro da Cipa. A mobilização foi realizada na sexta-feira (18), dia "D" da campanha, em uma parceria das Secretarias de Gestão Social e Educação, Conselho Tutelar e Polícia Militar.

Durante a caminhada, alunos, professores e funcionários públicos carregaram cartazes e banners com frases de combate à exploração sexual infantil. A mobilização iniciou às 07h30min., saindo da Escola Municipal “Gessy Antônio da Silva”, em direção a Secretaria de Gestão Social.

De acordo com a psicóloga do CRAS, Priscila Lima, a forma de combater o problema é falando sobre ele.

“A gente entende que é falando sobre o tema que as crianças vão se prevenir. Caso isso venha acontecer, não tem como definir o perfil do abusador, pode ser um parente, um vizinho e até mesmo o pai, por isso, é importante instruir as crianças para que elas possam identificar e serem tomadas as devidas providências”, afirmou.

As ações da campanha iniciaram na última terça-feira (15) com um ciclo de palestras nas escolas Gessy Antônio da Silva (municipal) e Irmã Miguelina Corso (Estadual), abordando temáticas sobre como prevenir e identificar o abuso sexual. Foram quatro dias de palestras e atividades socioeducativas.

De acordo com o Conselho Tutelar do município, “Denunciar é preciso”. Além das autoridades locais, as denúncias podem ser feitas pelo Disk 100, das 8h às 22h. O abuso sexual é como uma cicatriz profunda, a qual nenhum remédio ou tempo conseguem apagar.

Segundo a secretária de Educação Dea Lúcia, na terça-feira (20) os alunos terão mais uma atividade relacionada ao tema. “Para fechar todo trabalho realizado no município, teremos mais uma palestra com o juiz da Vara da Infância e Juventude Valter Simioni em Jaciara”.

No município, o combate à violência sexual não se limita aos dias da Campanha Nacional. A Secretaria trabalha cotidianamente com atividades de prevenção no CRAS (Centro de Referência a Assistência Social), através do Serviço de Fortalecimento de Vínculo e Convivência.

Sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O movimento nacional faz alusão ao “Caso Araceli” – uma menina de 8 anos, que foi sequestrada, violentada e assassinada, em Espírito Santo, no dia 18 de maio de 1973. Seu corpo apareceu, seis dias depois, carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. Dessa forma, o dia 18 de maio foi instituído pela Lei Federal nº. 9.970/2000 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Publicado em 19/05/2018

Fonte: Ascom/SPC

Clique na Imagem para Ampliar!