Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Secretaria Promove Dia D De Vacinacao Contra A Gripe H1N1 Em Sao Pedro Da Cipa

Secretaria promove “Dia D” de vacinação contra a gripe H1N1 em São Pedro da Cipa

Créditos: Ascom/SPC

A secretaria de Municipal de Saúde de São Pedro da Cipa, por meio do departamento de Epidemiologia, realizou, no sábado, 12, o “Dia D” de vacinação contra a gripe H1N1. A USF - Unidade de Saúde da Família “Damião José Ferbônio” esteve aberta das 7 às 17h para a aplicação da vacina.

De acordo com o secretário de Saúde Wilson Virginio, a campanha de vacinação teve início no dia 27 de abril e termina no dia 01 de junho.  A primeira e a segunda etapa considerada o Dia “D”, o atendimento ocorreu na USF – Damião José Ferbônio, mas atendeu as pessoas cadastradas na USF Wilma Alves Pimenta Figueiredo.

De acordo com as informações as pessoas consideradas grupos prioritários receberam a vacina. Faz parte do grupo de pessoas que podem receber a vacina na rede pública os idosos, trabalhadores na área de saúde, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, mulheres no período pós-parto, indígenas, detentos, funcionários de presídios e pessoas com doenças crônicas. Além disso, a imunização é oferecida aos professores da rede pública e privada.

No caso dos profissionais da área de saúde e professores é necessário apresentar Carteira de Trabalho ou contracheque com descrição do local de trabalho. Além dos idosos, outras pessoas do grupo prioritário devem comparecer portando o Cartão SUS ou documento de identidade e, as gestantes que não são acompanhadas pelos SUS, podem levar um atestado médico com a solicitação.

Segundo a enfermeira Nathiele Araújo, a secretaria de Saúde do município deve receber, em breve, o terceiro lote de vacinas. “Esse é um medicamento de composição trivalente, que imuniza a população contra os subtipos H1N1, H3N2 e Tipo B, que é o vírus sazonal do Brasil. Os adultos recebem dose única e crianças entre seis meses e cinco anos, que nunca foram vacinadas, serão aplicados duas doses fracionadas”.

Os interessados deverão comparecer às unidades de saúde portando o cartão de vacina e documentos específicos que comprovem que façam parte dos grupos prioritários. Para a imunização de crianças entre seis meses e menores de cinco anos deve ser apresentado somente o cartão de vacina. Pessoas com doenças crônicas devem apresentar o atestado médico ou receita de medicamento de uso contínuo que comprove a doença.

Publicado em 14/05/2018

Fonte: Ascom/SPC

Clique na Imagem para Ampliar!