Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Prefeitura Empaer E Cidesasul Realizam Oficina De Agroecologia E Sustentabilidade Em Sao Pedro

Prefeitura, Empaer e Cidesasul realizam Oficina de Agroecologia e Sustentabilidade em São Pedro

Créditos: Ascom

São Pedro da Cipa sediou a “Oficina de Agroecologia e Sustentabilidade: Da Teoria à Prática” entre os dias 27 e 28 de março. Além de produtores de todo o Vale do São Lourenço, a evento contou com a participação de acadêmicos do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e alunos da Escola Estadual Irmã Miguelina Corso.

Conforme o instrutor e palestrante, Rogério Leschewitz, foram abordadas as inovadoras e sustentáveis opções de manejo de solo, pragas e doenças no sistema agroecológico, adubação orgânica, além de um trabalho de campo, realizado em uma propriedade, onde foi feita a transição do sistema convencional para o orgânico.

“Eu acredito que muitos desses alunos daqui serão formadores de opinião no futuro e essa região aqui tem muito potencial para a agricultura orgânica e agroecologia”, analisou.

Mariana Ribeiro é acadêmica do IFMT. Para ela, que cursa o 2º semestre do curso Técnico em Meio Ambiente, um conhecimento vindo em boa hora. “Acho excelente, pois foram várias dicas pra gente fazer alguns produtos, que para nós era impossível, além de ensinar a combater várias pragas, com algo muito simples”, destacou.

Bruno da Silva ainda tem 17 e é aluno do 3º do ensino médio. Ele também pactua da ideia de que esse conhecimento pode ser fomentado em toda região. “Eu quero aplicar e ajudar as pessoas que não tem muito conhecimento, como a nossa região, que tem muitos produtores. Assim podemos estar ajudando eles”, ressaltou.

De acordo com a extensionista e nutricionista, Carmencita Stefanello Tabareli, o encontro é uma realização da Empresa Mato Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT) em parceria com o Consórcio de Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental da Região Sul (Cidesasul), Cooperativa Mista Agropecuária de Juscimeira (Comajul) e Prefeitura de São Pedro da Cipa.

“Esse é um sonho de muitos anos, do município, que hoje está sendo concretizado, no sentido de uma produção mais ecológica e limpa”, salientou.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Cláudio Francisco, um modelo das ações conjuntas da atual administração, que busca fomentar ainda mais as atividades das famílias do campo. “Temos todo o suporte da atual administração, que tem buscado efetivar esse trabalho com os pequenos produtores”, complementou.

O prefeito Alexandre Russi acredita que esse tipo de ação, multiplicadora, tem ganhado força na região, principalmente no que tange a produção sustentável. “Temos que sempre buscar novas tendências para um trabalho mais ecológico e eficaz, que desempenhe bem esses dois papéis e apresente essas alternativas para quem tem pouco acesso e quer produzir. Toda a nossa região ganha com isso”, avalizou.

Publicado em 28/03/2018