Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Produtores De Sao Pedro Da Cipa Terao Curso Gratuito De Manejo De Gado Leiteiro

Produtores de São Pedro da Cipa terão curso gratuito de Manejo de Gado Leiteiro

Créditos: Ascom

Dando sequência aos trabalhos no fomento da cadeia produtiva do leite, em São Pedro da Cipa, entre os dias 22 e 26 de janeiro será realizado o curso gratuito de Manejo de Gado Leiteiro, na região da Gleba Pombal. A qualificação, viabilizada pela atual administração por meio do Sindicato Rural de Jaciara, será aplicada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

Conforme o secretário municipal de Agricultura, Cláudio Francisco, serão oferecidas até 15 vagas, por meio de uma extensa grade disciplinar, agregando debates que evolvem: Ética e cidadania; Segurança e Saúde no Trabalho, Conformação de Gado Leiteiro, Raças Leiteiras, Manejo, Sanidade Animal, Controle Zootécnico, Instalação de Equipamentos, Gestão e Empreendimento Rural, dentro outros.

“O objetivo disso tudo é levar o conhecimento ao pequeno produtor e aos que se interessam pela cultura do leite, gerando lucro e qualidade a quem trabalha com essa cadeia”, explicou.

Em novembro passado foi aprovado o convênio para a implantação de uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) da Bovinocultura de Leite no município. “Essa implantação vai fomentar a cadeia produtiva, melhorando a alimentação do gado e índices zootécnico e também minimizando os custos de produção”, reforçou.

O prefeito Alexandre Russi lembra que, também em 2017, a prefeitura realizou a entrega de resfriadores de leite para cooperativas de assentamentos, por meio de um convenio com a Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf).

“Estamos adotando estratégias para mudar e fortalecer o contexto da área, com planejamento e muito trabalho. Por isso estamos nos qualificando, conhecendo as alternativas de melhoria para, por fim, aplicarmos com as famílias do campo de nossa região”, assegurou.

Publicado em 15/01/2018