Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Sao Pedro Da Cipa Foi Primeiro A Sediar Seminario Sobre Conservacao De Microbacia Do Sao Lourenco

• Notícias


São Pedro da Cipa foi primeiro a sediar seminário sobre conservação de microbacia do São Lourenço

Créditos: Ascom

São Pedro da Cipa foi o primeiro município a receber um seminário para discutir a conservação das nascentes do Rio Caninana, microbacia do São Lourenço.  O evento aconteceu entre os dias 29 e 30 de junho e foi realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Empaer), Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Lourenço, com o apoio da prefeitura municipal e do Consórcio de Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental da Região Sul de Mato Grosso (Cidesasul).

Denominado 1°seminário da Bacia do São Lourenço para Recuperação das Nascentes do Caninana, o encontro contou uma programação de debates, palestras e até visita a Gleba Pombal, uma região rural com extensa área de nascentes.

A coordenação das oficinas informativas ficou por conta de especialistas, como a superintende da Sema, Vânia Márcia, a membro do Comitê de Apoio a Bacias, Eunice Souza, do Vale, Maria Regina e do biólogo palestrante, João Fernando.

Conforme o diretor de Agricultura e Meio Ambiente do município, Cláudio Francisco, um extenso cronograma de trabalhos vem sendo cumprido, desde o início do ano, junto as escolas, projetos Mata Viva e Ação Verde, além de diversos parceiros. “Estamos fazendo a recuperação de diversas nascentes áreas rurais. Um trabalho de conscientização, que tem gerado resultados significativos”, ressaltou.

Secretário executivo do Cidesasul, o engenheiro florestal Rosandro de Moura, analisa esse como um passo fundamental, visto que a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), pólo de Jaciara, se fez presente. “Essa união nos instrumentaliza no desenvolvimento de ações concretas e eficazes. O consórcio estará sempre junto nesse tipo de ato, que só vem a beneficiar a nossa região’, garantiu.

Mariana Ribeiro é acadêmica do IFMT e reconheceu. “Vimos muitas coisas, que nem pensávamos como fazer e aqui vamos fazer do jeito certo, não do jeito errado”, comentou.

O prefeito Alexandre Russi esteve conversando com os organizadores e disponibilizou toda a estrutura necessária para qualquer tipo de trabalho, seja ele de reflorestamento ou conscientização.

“Essa união é fundamental, para que nós e a sociedade possamos agir com total eficácia, na conservação de nossas nascentes, como a do rio Areia. Temos e precisamos fomentar essa conscientização”, assegurou.

 

 

 

 


Publicado em 03/07/2017

Fonte: Ascom


Últimas Notícias

Política de Privacidade      Política de Cookies

2024 © Portal Oficial da Prefeitura Municipal de São Pedro da Cipa - Mato Grosso - CEP: 78835-000